quarta-feira, 11 de agosto de 2010

COMO SE VESTIR PARA UM CASAMENTO





VOcê recebe um convite para uma festa de casamento e com isso a preocupação com o que deve ou não vestir. Se o convite não referir o tipo de traje a ser usado como por exemplo black tie, white tie, formal ou informal, tente saber junto dos anfitriões, as características do evento.
Um casamento é sempre uma festa que os noivos preparam com empenho e carinho pelo que os convidados têm de retribuir com os mesmos cuidados usando algo devidamente adequado.
Tenha atenção à condição social dos anfitriões, à hora da cerimónia e ao local onde esta se vai realizar.

Cerimónia antes das 17 horas

Informal - vestido curto ou tailleur
Semi-formal - vestido curto ou tailleur
Formal - vestido cocktail ou tailleur mais sofisticado e mais acessorizado; pode, aqui, conjugar luvas e chapéu.

Cerimónia após as 17 horas

Informal - vestido cocktail.
Semi-formal - vestido cocktail.
Formal ou black tie - vestido comprido ou vestido cocktail mais sofisticado e mais acessorizado
Ultra-formal ou white tie - vestido comprido com cauda ou vestido de baile onde pode usar com acessórios como jóias, peles, luvas, estolas, etc.

Cores
Num casamento nunca use branco porque o branco é tradicionalmente um exclusivo das noivas, mesmo que hoje em dia todas as cores sejam permitidas no vestido de noiva. Evite também usar preto nas cerimónias diurnas. Contudo não se preocupe em usar ou não a mesma cor das mães ou madrinhas; é impossível conseguir coordenar-se com toda a gente.

Sapatos e carteiras
O mais fácil será combinar sapatos e carteira (proporcionada ao seu tamanho e tipo de roupa, mas nunca demasiado grande) optando por um tom acima ou abaixo em relação à cor do vestido. Com alguma experiência pode perfeitamente "brincar" com os acessórios e escolher cores contrastantes e inusitadas. Isso, junto com outros acessórios, poderá dar todo o salero ao mais simples vestido.

Colares, brincos e pulseiras
Devem ser escolhidos criteriosamente em função dos decotes, da decoração do vestido, do penteado que vai usar, etc. Verifique se são verdadeiramente imprescindíveis.

Écharpes
Não subestime as écharpes embora lhe possam parecer um acessório vulgar e incómodo. Fundamentais num vestido caveado ou cai-cai, na realidade completam uma toilette dando-lhe um tom mais glamouroso. Pode usá-las da cor do vestido, dos sapatos e carteira ou optar também por um contraste.

Chapéus

Se usar chapéu faça-o somente nas cerimónias diurnas e nunca com vestidos ou saias compridas; com estas, pode no máximo colocar um adorno ou pequeno toucado.

Luvas
Se usar luvas coordene o tamanho destas com o comprimento da manga; luvas acima do cotovelo só se usam com vestidos caveados ou cai-cais.

Cabelos e maquiagem
Capriche! Nada como um cabelo bem trabalhado e uma boa maquiagem (que não significa muita!) para garantir a beleza até ao final da festa.

O acompanhante
Eis outro ponto fundamental para arrasar logo à chegada - o seu acompanhante. Oriente-o de modo a compor a "sua" escolha coordenando-o consigo duma forma subtil.

Outros conselhos
Não precisa vestir-se como aquela pessoa que viu em determinada revista. Conheça o seu corpo e realce as partes de que mais gosta. Nunca abandone por completo o seu estilo pessoal, nem deixe que outros lhe imponham um gosto que não é propriamente o seu. Use, de fato, algo feminino e bonito pois roupa desportiva e casual ou roupa demasiado sexy não pertencem a casamentos. Pode estar fantástica e, sobretudo, requintada sem revelar demasiado e sem se cobrir de lantejoulas de alto a baixo. É certo de que é livre de usar o que entender e que ninguém lhe irá pedir satisfações, mas o sucesso está certamente no equilíbrio. Use o bom senso e sobretudo não esqueça que num casamento os protagonistas são os noivos e que foi convidada para um momento especial.






noivasdeportugal

LOOK CERTO PARA CERIMÔNIA 5



Brilho espectacular




As convidadas devem escolher a sua imagem de acordo com o estilo do casamento, evitando sempre eclipsar a noiva que é a grande protagonista. Vestir-se em tom dourado para este grande dia é arriscado mas, se o fizer com a elegância necessária, o resultado será deslumbrante.

LOOK CERTO PARA CERIMÔNIA 4


Cintos para triunfar

Muito sofisticados, os cintos são o complemento definitivo par adornar o look da convidada. Num vestido simples e trazendo um singular toque de cor, é a desculpa perfeita para marcar uma parte do corpo tão sedutora como é a cinta. Numa só cor ou coloridos, estes acessórios tornam-se protagonistas da imagem da mulher.





noivasdeportugal

LOOK CERTO PARA CERIMÔNIA 3


Sapatos para triunfar


A feminilidade e o luxo sobem aos tacões infinitos dos sapatos mais exclusivos da passarela para seduzir a convidada com as suas incríveis formas. Prestigiadas marcas apostam por sandálias que realçam o look da convidada com modelos muito elegantes e atrevido..

LOOK CERTO PARA CERIMÔNIA 2




Carteiras para convidadas



As carteiras das convidadas são o complemento definitivo do look mais sofisticado. Quer sejam rígidas, como a que propõe BCBG simulando uma concha, ou com a tradicional forma apresentada no desfile de Enrico Coveri, a bolsa de mão transmite todo o luxo necessário para se converter na protagonista de excepção do casamento. Noutra linha mais excêntrica e trabalhada, marcas como Versage, Oscar de la Renta e Jaeger London apostam nos brilhos peculiares e mistura de tecidos para completar a imagem da convidada. Com corrente ou uma simples alça presa ao pulso, a comodidade está garantida.




noivasdeportugal

LOOK CERTO PARA CERIMÔNIA 1

A Escolha do vestido

Tanto a madrinha como as mulheres convidadas a um casamento devem apresentar-se elegantes e simples, e nunca eclipsar com ostentosos vestidos de cerimónia a imagem da noiva. Oferecemos-te atractivas ideias para conseguir o look perfeito num dia tão especial.

As convidadas a um casamento, devem ter em conta a elegância e a simplicidade como máximas principais. Além disso, há algumas regras básicas a adoptar para te converteres na convidada com o vestido perfeito. Quer a escolha feita seja de um vestido de madrinha ou de um conjunto de duas peças, este nunca deve ser branco nem demasiado ostentoso e tão pouco te deves esquecer que um casamento é um dia alegre e o preto fosco não é conveniente. A bolsa, sapatos e jóias também devem estar de acordo com o resto do look escolhido.

Conhecer antecipadamente o estilo do casamento, a hora e local da cerimónia ajudará a definir a tua imagem. È importante evitar ir de gala a um casamento na Praia ou informal a uma cerimónia clássica e solene. Para celebrações matinais as convidadas deverão usar vestidos curtos, com saias à altura dos joelhos e somente nos enlaces nocturnos são adequados os vestidos compridos de festa. As calças são uma opção pouco habitual mas, com uma boa combinação de peças, podes conseguir uma imagem original e elegante.




noivasdeportugal

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

DICAS DE ETIQUETAS




Na impossibilidade de entregar pessoalmente os convites para os convidados de sua cidade, é aceitável que vocês enviem pelo correio ou contrate um empresa prestadora de serviços tipo moto-boy, desde de que antes do despacho, telefonem informando sobre a cerimonia, sutilmente solicitando desculpas e transparecendo a importância da presença dos convidados .

Pensem bem antes de anexar aos convites aqueles cartõezinhos, informando onde deixaram suas Listas de presentes. Apesar das tradições estarem mudando, isso ainda não é considerado prática de boa etiqueta,

Existes algumas restrições básicas sobre roupas. O branco por exemplo deve ser reservado à noiva, e a cor preta é imprópria para as madrinhas e mães dos noivos.

Na escolha das damas de honra e pajens não existe restrição à quantidade. Mas tome cuidado, pois quando várias crianças se encontram, o ambiente se torna favorável a brincadeira e travessuras.

As roupas do noivo devem ser escuras. A tradição do terno preto ou azul-marinho dá ao noivo a certeza de estar trajado de acordo com a ocasião.

Para noiva, também é possível optar por um traje de outra cor que não o branco. Mas se resolver ousar muito, procure estar num estilo próximo ao do noivo e em harmonia com o tipo de cerimonia que você escolheu.

Para uma cerimonia simples, você pode oferecer bolo e champanhe aos convidados, após a cerimonia religiosa.

Caso seja esta a sua escolha, opte por realizá-la no salão da própria igreja. Esta é uma alternativa simples mas simpática.

Na recepção é permitido que os noivos partam para a noite de núpcias somente após cortarem o bolo.

Mas isso não deve ser motivo de pressa, afinal, seus convidados merecem e esperam sua atenção. Sejam presentes e participem da festa com cada um deles.

A Marcha Nupcial (de Mendelssohn) é realmente a musica mais tradicional do casamento e a mais escolhida para acompanhar a entrada da noiva na igreja.

Em sua lista de presentes tomem o cuidado de relacionar produtos de vários preços. Procurem utilizar os serviços de mais de uma loja, ampliando as opções e facilitando a escolha dos seus convidados.

Um pequeno atraso da noiva na cerimonia pode ser tolerado, mas não deixe que isto se transforme em um acontecimento desagradável e principalmente incomodo.

Este atraso não pode ser superior a meia hora, pois denotaria falta de consideração para os convidados.

É muito comum que o nome dos pais dos noivos constem no convite. Caso um dos pais seja falecido, a expressão latina "ïn memorian" deve acompanhar o nome.

É gratificante recordar os bons momentos de nossas vidas e o casamento, é, sem dúvida um dos mais bonitos e importantes.

Para que essa ocasião fique eternizada, não só nas lembranças, mas também em fotos e vídeos é imprescindível contratar bons profissionais.

É comum nas festas ter um grupo de amigos observando os noivos, para se "despedirem" do casal com algumas brincadeiras tradicionais como frases nos vidros do carro, perseguição nas ruas e, até mesmo no hotel onde ficarão hospedados causando embaraço e desconforto neste dia tão especial.

Para evitar essas brincadeiras, recomenda-se que os noivos saiam discretamente da festa, sem dizer o local onde ficarão hospedados. Pode parecer antipático, mas, com certeza evitará muitos desgastes desnecessários.

Assim que retornar da lua de mel, providencie cartões de linho tamanho postal para agradecer a presença no casamento, os presentes enviados e , ainda oferecer a nova residência.

Os cartões devem ser escritos a mão, descrevendo os presentes.


PAPERCRAFTS

AS MADRINHAS DE CASAMENTO




As Madrinhas, também tem papel importante na preparação da festa e no planejamento e organização do casamento, quanto mais íntimas, amigas e experientes podem representar uma grande ajuda a Noiva e sua família, ás mães das Noivas em especial, neste momento pré-casamento onde as tarefas parecem intermináveis.

Sua atuação e presença na Despedida de Solteira da Noiva tambem é marcante, neste momento devem cuidar para que a Noiva se descontraia e se divirta, relaxando para enfrentar toda a tensão dos dias que antecederão a grande festa e cerimônia de gala.

A escolha das Madrinhas é atribuição fundamental da Noiva ( só menos importante que a do Noivo é claro ) e deve buscá-las em suas melhores amigas, incluindo parentes diretas como, irmãs e primas, mas não se deve evitar pessoas que já tenham uma certa experiencia para formar esse grupo, como tias e amigas mais velhas.

Elas tambem serão úteis nos momentos que antecedem diretamente o casamento, como no super especial Dia da Noiva, e nos momentos finais na checagem da Decoração da Igreja na composição do cortejo e em especial na arrumação do altar.

Se seu casamento não tem um orçamento que permita contratar uma assessoria que cuide de tudo, e se você não tem uma mãe ou família que possam te ajudar muito, a Madrinha ou as Madrinhas ( é tradição escolher mais de uma ), serão de grande valia, e peças fundamentais na organização do casamento e no amparo psicológico á Noiva.

As Madrinhas podem ser tão importantes a ponto de influenciar várias decisões, portanto você, a Noiva, deve ter muito critério na escolha das mesmas, não se deixe levar pelas aparências ou por pedidos e solicitações de quem quer ser madrinha apenas para " aparecer " ou " ser vista " em seu casamento, leve em conta a importância de ter a seu lado quem realmente lhe quer muito bem e quem se doará sem reservas para lhe ajudar em tudo que for necessário.

Devido a toda essa importancia que as madrinhas podem representar, não caia na tentação de escolher apenas as mais bonitas, as que se vestem melhor, as que desfilam melhor, ou que são socialmente mais apreciadas, etc, tenha muito bom senso para escolher aquelas que só querem sua felicidade e sucesso, cuidado com as possíveis invejosas, ex-namoradas do noivo e tudo que possa representar qualquer sentimento negativo próximo a você.

Não há um número exato para a escolha de Madrinhas nem para sua melhor idade, é tudo uma questão de bom senso da Noiva, e deve estar de acordo com o tamanho do casamento, com o espaço para o cortejo e no altar, pode-se ter madrinhas que não venham a participar do cortejo ou do altar, são " Madrinhas de Honra ou honoríficas ", e a questão de o que devem usar tambem depende das opções de cada festa, podem se trajar igualmente ou com escolha individuais, o importante é que haja hamonia visual e bom gosto de todas.

A TRADIÇÃO DO BEM CASADO


Oferecer uma lembrança significa agradecer a todos que compartilharam com vocês o seu momento mais importante. Uma lembrança é mais do que um gesto carinhoso de agradecimento - é uma maneira dos noivos compartilharem sua alegria com seus parentes e amigos.

Os bem-casados são a lembrança mais escolhida pelas noivas para ser distribuída em casamentos já que carregam um forte simbolismo de união e por seu nome sugestivo.

Além de lembranças são adoráveis enfeites.

Deliciosos.
Segundo a tradição bíblica, Deus criou o homem, Adão, e depois a mulher, Eva. Em seguida, uniu-os como se fossem uma só pessoa. O bem-casado resume simbolicamente essa união, o encontro de dois seres distintos que se completam. Simples e saboroso, consiste em unir, com doce de leite, duas bolachas de pão-de-ló que depois são passadas em banho de água-com-açúcar.

Também é a lembrancinha favorita dos convidados, seu sabor é apreciado por quase todos que não se contentam em levar um só, por isso, deixem seus convidados bem a vontade (compre no mínimo 3 para cada convidado). Coloque-os a disposição na saída para os convidados poderem se servir antes de deixar a festa.

A leveza da massa, o saboroso recheio e a criatividade na apresentação, fazem dos bem-casados a recordação ideal para a sua festa. Inovações desse doce, como bolo de nozes com recheio de ovos moles, também têm sido usados e são absolutamente deliciosos.

Além de irresístivel existe uma outra vantagem nesse maravilhoso petisco. Com eles você pode conseguir dar toques belíssimos à sua festa. Abuse da imaginação para bolar lindas embalagens, assim, os bem-casados poderão embelezar sua festa servindo como pequenos detalhes decorativos.