quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CASAMENTO E DIFERENTES RELIGIÕES




Católica

A religião católica é a predominante no nosso país e considera o matrimônio um verdadeiro sacramento, reconhecido como uma graça de Deus. A cerimônia é normalmente realizada em igrejas, mas é possível obter uma autorização para a realização da cerimônia em outro local.

Tradicionalmente o ritual da cerimônia católica tem inicio com um cortejo que segue nesta ordem:

1 - O noivo com sua mãe
2 - A mãe da noiva com o pai do noivo
3 - Os casais de padrinhos
4 - Damas e pajens
5 - A noiva com seu pai.

Nem sempre esta tradição é cumprida à risca atualmente. Hoje em dia, a noiva tem mais liberdade para escolher alguns detalhes na cerimônia, como não optar pelo corteijo e escolher o numero de padrinhos, respeitando o limite máximo de cada igreja.


Ortodoxa

A Igreja ortodoxa vem de uma dissidência da Igreja Católica Apostólica Romana é dominante nos países da Europa Oriental, especialmente entre gregos, árabes, russos e eslavos.

Para a igreja ortodoxa, tal como na católica, o matrimônio é um sacramento.

A simples presença dos noivos dispensa o sim no altar. A cerimônia é realizada de acordo com o antigo rito bizantino, e é cantada em grande parte do tempo.

Os noivos são coroados como reis em seu próprio reino que é o lar e que deverão governar com sabedoria.

Em seguida, vem a leitura da epístola, do evangelho e a oração do pai nosso.

Finalmente, recebem a bênção final, beijando o evangelho.


Judaica

A cerimônia judaica de casamento é celebrada sob a "hupá", uma tenda matrimonial, que acolhe os noivos no mo-mento de sua união perante Deus. Representa simbolicamente o novo lar que está prestes a ser construído, onde o casal deverá viver segundo os mandamentos da lei judaica, mantendo as tradições milenares do seu povo.

Parte integrante da cerimônia é a leitura do "Ketubah", o contrato matrimonial que estipula as responsabilidades mútuas entre marido e mulher. O documento é assinado pelo noivo e duas testemunhas, antes do início da cerimônia. Nas sinagogas liberais, também a noiva assina a Ketubah.

Também dignas de menção são as duas taças de vinho, das quais bebem ambos os noivos durante a cerimônia. Uma interpretação é que as duas taças simbolizam a alegria e a tristeza que o casal encontrará ao longo da vida matrimonial.


Protestante

As cerimônias protestantes seguem toda a discrição que é comum aos praticantes desta religião. O matrimônio protestante é celebrado pelo pastor, e a cerimônia é repleta de muita música, preces e leituras.

A cerimônia protestante permite apenas um casal de padrinhos. À madrinha compete segurar o buquê da noiva e o padrinho é responsável a entregar as alianças ao pastor para as bênçãos. No primeiro banco, logo atrás dos noivos, ficam os padrinhos e o pai da noiva assim que ele a entrega no altar.


Presbiteriano

A habilitação para o casamento religioso na Igreja Presbiteriana, é semelhante à da Igreja Católica.

Contudo, existem alguns detalhes importantes: não há cursos para os noivos. O pastor realiza uma entrevista prévia com o casal, para sentir o grau da maturidade e responsabilidade de ambos em relação ao compromisso que irão assumir. Espera-se que exista um sentimento de fé e confiança em Deus, mas não é obrigatório professar a religião Presbiteriana. Os noivos podem inclusive, seguir religiões diferentes.

O casamento de divorciados é permitido, desde que a documentação comprove estar a situação legal e devidamente concluída.

A ornamentação, a música e o local da cerimônia religiosa, ficam a critério dos noivos, entregues ao seu bom gosto. Os noivos podem optar em fazer o casamento civil e religioso na mesma ocasião.


Evangélico

Quando um casal evangélico resolve contrair matrimônio, surge a primeira pergunta: vamos casar só no civil ou precisamos de uma cerimônia religiosa para oficializar nosso casamento?

Para os evangélicos, o casamento não é um sacramento (fase obrigatória da vida do cristão), mas a igreja considera o casamento uma "instituição divina", importante para formalizar a união diante da comunidade e, principalmente, para pedir a benção de Deus para os noivos.

Diferente do casamento católico, no casamento evangélico não há juramento, e sim um compromisso de amor, fidelidade e respeito mútuo. Mas as diferenças não param por ai: a cerimônia evangélica é mais informal geralmente destituída de ritos tradicionais.

Normalmente, os noivos têm uma conversa prévia com o pastor ou celebrante para se conhecerem melhor e para definirem as características do evento. Além do compromisso firmado, os noivos costumam prestar homenagens recíprocas, cantando músicas ou contanto seu testemunho de vida e a história do casal.

Pode ser realizada também uma ceia especial - comunhão - onde noivos e convidados comem pão e tomam vinho (ou suco de uva) junto com os convidados. O celebrante faz uma preleção espontânea, onde costuma falar do casal, da importância da família e da presença de Deus em todos os aspectos da vida.

Em seguida é feita uma oração em que se pede a benção de Deus na vida da nova família. Pode ser combinado também o testemunho de parentes ou amigos do casal, assim como orações improvisadas ou do "Pai Nosso", que tem poucas diferenças do que é rezado pelos católicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário